Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade

Rede Internacional Interdisciplinar de Estudos

Atividades da Rede - 2019

Carousel imageCarousel image

V Colóquio do Atlântico. Os irmãos Arriaga: Filosofia, História e Literatura

4 a 6 de dezembro de 2019


Os Colóquios do Atlântico decorrem de uma parceria entre o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, o Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra, viabilizada pelo Alto Patrocínio da Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores. Têm por objectivo o estudo de figuras relevantes do pensamento e da cultura portuguesa oriundas dos Açores, bem como de temas e problemas culturais e especulativos que hajam recebido contribuição significativa ou encontrado expressão individualizada em autores e personalidades açorianas. Realizam-se anualmente, nos Açores e no continente português. Os trabalhos desenvolvidos em cada sessão dão origem à publicação de um livro, que é apresentado publicamente no Colóquio seguinte.

L'Union européenne: mutations internes et relations extérieures

22 novembre 2019

O seminário, organizado pelo Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC e o Centro de Recherche en Sciences Sociales de Rabat (CERSS), tem como propósito debater as transformações que estão a ter lugar na União Europeia e nos Estados membros e seu impacto na política internacional da União e em particular nas relações com Marrocos.


Três temas serão abordados:

1. A União em 2019: um novo Parlamento, nova Comissão e Presidência do Conselho, no contexto da gestão do Brexit;

2. A crise das democracias europeias, emergência do populismo identitário e as relações euro-mediterrâneas;

3. A Europa de 2019 vista de Marrocos: um parceiro em mutação

O seminário será introduzido por um painel constituído por:

Abdallah Saaf, Director do CERSS

Isabel Maria Freitas Valente, Coordenadora Científica do Grupo de Investigação, Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC

Álvaro Vasconcelos, Investigador do CEIS20-UC

Colóquio “Empreendedorismo sustentável: como os acordos comerciais podem promover os direitos humanos e o meio ambiente"

30 de setembro de 2019

Colóquio "Empreendedorismo sustentável: como os acordos comerciais podem promover os direitos humanos e o meio ambiente", 30 Setembro 2019, Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Este evento enquadra-se num conjunto de actividades que tiveram origem no European Trade Policy Day 2018 e que estão a ser promovidas pela Empreendedor Media (a convite da Comissão Europeia) com várias academias e outras instituições da sociedade Civil em Portugal e cuja coordenação científica do evento a realizar em Coimbra está a cargo da Professora Doutora Alexandra Aragão e da Professora Doutora Isabel Maria Freitas Valente.

A dinamização destes fora têm como objectivo nodal a discussão de temas pertinentes desta nossa Europa na área do comércio internacional e de que forma os acordos propostos pela União Europeia podem ajudar a promover os Direitos Humanos e o meio ambiente.

O colóquio é composto por uma conferência de abertura plenária e por dois painéis. Um dedicado ao tema "Objectivos o desenvolvimento Sustentável: no centro dos Acordos Internacionais da União Europeia" e outro à temática "Empreendedorismo: empresas, direitos humanos e ambiente do antagonismo à colaboração".

Este encontro científico é destinado à comunidade académica, empresários, associações empresariais, câmaras municipais, jornalistas e público em geral.

Conferência "As democracias perante a emergência dos nacionalismos: que resposta(s)?"

5 de setembro de 2019

Apresentação do livro "O 25 de Abril no Futuro da Democracia", de Álvaro Vasconcelos

1 de julho de 2019

O livro O 25 de Abril no Futuro da Democracia, de Álvaro Vasconcelos, publicado pela editora estratégias criativas, procura alertar para a necessidade de olhar a revolução portuguesa, perante a emergência do nacional-populismo.


Trata-se de revisitar o 25 de Abril de 1974, que marcou o início da transição democrática portuguesa e o fim do colonialismo, bem como o início de uma vaga democrática mundial, embora este impulso democrático pareça ter-se esgotado com o impacto político e social da crise financeira de 2008.

Segundo o autor "o objetivo da revolução democrática portuguesa, a procura da combinação entre democracia e justiça social, está no centro dos debates de hoje."


Irá a crise das democracias aprofundar-se? Irá o sistema político reformar-se de modo a permitir alternativas reais, tirando, nomeadamente, partido do desejo de participação política dos cidadãos? Será a revolução feminista, na sua busca pela igualdade, capaz de revigorar o sistema democrático e dar um novo horizonte utópico à Humanidade Comum? Será a União Europeia capaz de se reformar e isolar o nacional-populismo na Europa?


O desfecho destas interrogações é imprevisível, mas dois cenários, um "distópico" e outro "utópico", construídos à volta das comemorações do 25 de Abril de 2034, tipificam as alternativas apresentadas no livro.


São as opções políticas que podem moldar estes cenários que estarão em discussão na apresentação de O 25 de Abril no Futuro da Democracia, no dia 1 de julho, pelas 14:00h, na Sala 9 da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

:: PAINEL ::

Luís Faro Ramos, Presidente do Instituto Camões e antigo Embaixador em Cuba e na Tunísia

Marcela Uchôa, Instituto de Estudos Filosóficos, Universidade de Coimbra

Álvaro Vasconcelos, Autor

Isabel Maria Freitas Valente, Coordenadora Científica do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (moderadora).

Colóquio "O que significa hoje ser cidadão da União Europeia?"

16 de maio de 2019

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

VII Encontro Anual - A Europa e o Mundo: Cultura e Sociedade na Europa pós 1945

4 a 5 de abril de 2019

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

X Jornadas Internacionais de História e Filatelia

31 de janeiro - 1 de fevereiro de 2019

Missão de Estudos da Universidade Metodista de São Paulo a Portugal

13 a 26 de janeiro de 2019

O Humano e a sua formação plena em tempos de grande complexidade e velocidade

O Humano e a sua formação plena em tempos de grande complexidade e velocidade é o tema que está na base da Missão de Estudos da Universidade Metodista de São Paulo a Portugal que decorre durante catorze dias, entre 13 a 26 de Janeiro de 2019.

O Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20 acolhe a iniciativa e preparou este programa com uma série de actividades científico-pedagógicas, mas também de índole cultural.


Analisar, problematizar e debater temáticas candentes da nossa realidade de hoje, nas duas margens do Atlântico, na Europa e no Mundo, são os objectivos primeiros deste programa. Temas de incontornável actualidade - educação, ciência, ética, cidadania, democracia, identidades, diálogo de culturas, emigração, xenofobia, diversidade cultural, inclusão, construção do comum, urbanidade(s), territórios, mobilidades, inovação, educação para a saúde, desenvolvimento, cooperação - subjazem às lições, às análises comparadas, aos debates que pretendemos estimulantes entre professores, estudantes e público em geral, sempre com um carácter multidisciplinar e transversal.


O vasto número de especialistas de formação em diferentes áreas do saber (direito, educação, história, geografia, relações internacionais, ciência política, farmácia e biologia), a importância dos temas e as abordagens diversificadas conferirão, estou certa, a esta iniciativa, a interdisciplinaridade e o diálogo entre as duas margens do Atlântico que falam português que todos desejamos bem como o fortalecimento das profícuas e salutares relações interinstitucionais.


Como co-coordenadora científica do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20 que acolhe esta missão sinto-me honrada pela confiança depositada e grata por todo o apoio concedido à realização da mesma.


Uma iniciativa destas é sempre fruto de um trabalho colectivo - permito-me citar. Com toda a justiça e gosto pessoal, o nome das instituições que deram a sua inestimável colaboração: A Universidade Metodista de São Paulo; a Universidade de Coimbra; a Academia das Ciências de Lisboa; a Assembleia da República; o Gabinete de Informação em Portugal do Parlamento Europeu; a Reitoria da Universidade do Porto; a Escola da Ponte; a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra; o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Sociedade da História Interdisciplinar da Saúde; Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade - Rede Interdisciplinar de Estudos e Fundação Eng. António de Almeida.


É também, deste modo, que se vai construindo o espaço de diálogo(s) Atlântico.


Isabel Maria Freitas Valente, Ph.D.

Coordenadora Científica do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC


Coordenação Científica

Isabel Maria Freitas Valente

Adriana Barroso de Azevedo

Alessandra Sabatine Zambone

Marcelo Furlin


Comissão Organizadora

Isabel Maria Freitas Valente

F. Marina Azevedo Leitão

Vanessa Martins

Maria das Graças Nascimento


Chefe da Missão de Estudos da Universidade Metodista de São Paulo a Portugal

Professor Doutor Paulo Borges Campos Júnio, Magnífico Reitor da Universidade Metodista de São Paulo


Participantes

Adil Margarete Visentine Kitahara

Adriana Barroso de Azevedo

Alessandra Zambone

Alexandra Aragão

Ana Cláudia Guedes

Antonio José Vieira Júnior

António Manuel Rochette Cordeiro

Dulce Lopes

F. Marina Azevedo Leitão

Fabricio da Costa Moreira Filho

Fátima Vieira

Frederico Guilherme Shigueo Fujimori e Arruda

Gabriel Petines

Gilberto do Carmo Solano

Gilson José Simioni

Gonçalo Marcelo

Isabel Maria Freitas Valente

João Luís Fernandes

João Rui Pita

Joaquim Luís Medeiros Alcoforado

José Augusto Bernardes

Marcela Magrini de Campos

Marcelo Furlin

Maria das Graças Nascimento

Maria Eugenia Petines

Maria João Couto

Maria João Guia

Maria Manuela Tavares Ribeiro

Moacir Ferreira Filho

Monica de Souza Benevides

Noemi Leandro da Silva

Paula Cristina Pereira

Ricardo Rocha Farias

Rodrigo Amstalden

Rosa da Cunha Barbosa Giannotti

Rosariane Cláucia Mendonça Campos

Siegfried Jorge Wehr

Sofia Marques da Silva

Tania Valéria de Oliveira Scaranello

Thalia Priscila Pereira Lima

Tiago Andreotta Toniolo

Valéria Bressan Candido

Vanessa Arrais de Oliveira

Vanessa Bianchi Mochetti

Vanessa Martins

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Seminário Internacional - Educação, Cidadania, Mobilidades: Um diálogo necessário

23 a 25 de janeiro de 2019

Carousel imageCarousel image

Seminário Internacional - Pensar o Humano e sua Formação em Tempos de Complexidade e Modernidade Reflexiva

18 de janeiro de 2019