Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade

Rede Internacional Interdisciplinar de Estudos

Atividades da Rede - 2022

Programa_Curso Cátedra EDUWELL_Política de Género.pdf

Curso de Pós-graduação E-Learning | Política de Género: Igualdade e Não Discriminação

Cátedra UNESCO EDUWELL

12 de outubro de 2022 - 31 de março de 2023

Curso Das Mobilidades Humanas à Circulação de Ideias

10 de setembro de 2022 - 26 de novembro de 2022

Jornadas de ECOcidadania

Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável:

diálogo para uma escola cidadã

5 - 7 de Julho de 2022


Como se aprende a ser ecocidadão? A ecocidadania aprende-se em casa, na rua, no ónibus, no campo ou na praia, na tv ou na internet… É verdade, mas é a escola que está (ou deve estar) equipada para contribuir, de forma estruturada, para a edificação de cidadãos responsáveis - desde os mais jovens até aos mais idosos - cidadãos mais ativos e comprometidos com as causas ambientais e de sustentabilidade. É assim que a escola acompanha, completa e corrige o processo de aprendizagem (não formal) na escola da vida. Se a vida ensina o quê a escola explica o porquê.


Nos primeiros níveis de ensino, o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade identifica esta como “uma vertente fundamental da educação, como processo de sensibilização, de promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, numa perspetiva do desenvolvimento sustentável”.


Deste modo, a educação ambiental é a construção de “valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.


Educar é uma missão coletiva. Educar para a cidadania é uma missão do Estado. Educar para a ecocidadania é uma responsabilidade comum das gerações presentes, que tem como beneficiários as gerações futuras.


Este é o pano de fundo das jornadas sobre “Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável: diálogo para uma escola cidadã”, que contará com painéis temáticos organizados em dois eixos: - eixo da educação e eixo da ecocidadania.

Seminário de Verão de Coimbra_2022.pdf

XXVII Seminário de Verão de Coimbra

500 anos da circum-navegação

5 e 6 de Julho de 2022

GKA EDU 2022

XII Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje

30 de Junho de 2022 - 1 de Julho de 2022


A Presidente da Rede VCC, Professora Doutora Isabel Maria Freitas Valente e os investigadores da VCC, Profs Doutores Marcelo Furlin e Leonardo Steil foram convidados para integrar o Comité Científico do XII Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje, Universidad Complutense de Madrid que decorrerá entre os dias 30 de junho e 01 de julho, em Madrid, em formato híbrido.


Integrarão ainda o painel - "Educação, Ciência e Paz: investigação em vias humanitárias".

Link: https://gkacademics.com/es/congresos/gka-edu-2022/#coordinacion-cientifica

Inscrições: https://gkacademics.com/es/congresos/gka-edu-2022/#fechas-importantes


Jornadas Internacionais - Projeto EURILHAS

Regiões Ultraperiféricas da União Europeia

2-3 de Junho de 2022

A Europa conhece uma pluralidade de ilhas, cuja única característica de base se prende com a diversidade que as caracteriza e que parece desafiar qualquer exercício de sistematização. Algumas são Estados, outras são capitais de Estados, e outras ainda são adjacentes ao território continental de Estados ao qual, por vezes, até se encontram ligadas por pontes. Outras ainda, encontram-se afastadas dos territórios dos respectivos Estados, aos quais foram associadas ao longo dos séculos, em função dos serviços que se perspectivava lhes poderem prestar. Outras, possuem um estatuto especial dentro do quadro jurídico da União Europeia – as Regiões Ultraperiféricas, que são objeto de análise e reflexão nas Jornadas Internacionais “Regiões Ultraperiféricas da União Europeia: história, narrativas e desafios da contemporaneidade” que se realizarão em Ponta Delgada, nos dias 02 e 03 de junho, no âmbito do projecto Eurilhas - A dimensão Insular da Europa e as ilhas na União Europeia: heteronomia, autonomia e subsoberania.

Comemorações Dia da Europa

Porquê Comemorar o dia 9 de Maio, Dia da Europa?

18 de Maio de 2022

Formação Interdisciplinar em Educação para os Direitos Humanos

Seminário Temático Livre

5 de Maio de 2022 - 8 de Julho de 2022


As tarefas da investigação nos cenários do contemporâneo celebram, em considerável grau, a análise de aproximações e contradições. Sob tal perspectiva, uma dialética da Tradição e da emergência abre vias candentes de pesquisa, com expectativas de humanização e de solidariedade.


Assim, este seminário visa proporcionar aos estudantes uma formação intensiva e interdisciplinar no domínio da educação para os direitos humanos, oferecendo um vasto enquadramento teórico e normativo sobre a promoção e proteção dos direitos humanos, tanto a nível universal/internacional e local.

Seminários de Especialização

28 e 29 de Abril de 2022 - Universidade dos Açores


Estratégias e métodos de investigação em segundo ciclo em ciências sociais e humanas

A Investigação e Inovação Responsável (IIR) é um tema emergente que vem merecendo a atenção da comunidade científica trata-se de um conceito central na política de investigação científica na União Europeia (European Commission, Responsible Research and Innovation. Europe’s ability to respond to societal challenges (https://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_rri/KI0214595ENC.pdf), que corresponde à ideia de fazer ciência com e para a sociedade através de investigação individual ou coletiva orientada para os objetivos de desenvolvimento sustentável.


Desde 2015 existe, na União Europeia, um conjunto de indicadores para promoção e monitorização de pesquisa e inovação responsável, desenvolvidos pela Comissão Europeia, que permitem identificar pesquisa e inovação responsável (Indicators for promoting and monitoring Responsible Research and Innovation Report from the Expert Group on Policy Indicators for Responsible Research and Innovation 2015) (http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_rri/rri_indicators_final_version.pdf).


Serão, ainda, abordados temas relacionados com conceitos e princípios associados ao método científico, estratégias de investigação e desenho de pesquisa e percursos da investigação.

Aula Magna da Escola Preparatória da UFABC - 2022


Educação para a cidadania e ensino superior

4 de Abril de 2022

Ciclo de Conferências Tempos suspensos, muros e fronteiras


Los territorios de la espera, ¿una nueva dimensión de la geografía social? El espacio vivido de los vendedores ambulantes de Tijuana (frontera México/EE-UU)

28 de Março de 2022

Seminários de Especialização

14 e 17 de Março de 2022

Universidade dos Açores

Aula Aberta

As Relações Internacionais no século XXI - A Compreensão dos Riscos Globais

15 de Março de 2022

Universidade dos Açores

Ciclo de Conferências Tempos suspensos, muros e fronteiras


Uma Perspectiva Brasileira sobre a Palestina em um Oriente Médio em Transformação

21 de Fevereiro de 2022

O mar das regiões ultraperiféricas da União Europeia

O potencial da economia azul

14 de Fevereiro de 2022

Cidadania, educação ambiental e sustentabilidade

10 de Fevereiro de 2022

Ciclo de Conferências Diálogos sobre a Contemporaneidade IV


Webinar Educação, Ciência e Tecnologia - o grande desafio do Brasil independente

27 de Janeiro de 2022